Artistic plaster, a piece of wall. Three loft-style lamps are on.

10 questões para uma estratégia de conteúdo eficaz

Esta lista de dez questões vai ajudar-te a perceber por onde começar o teu plano de ação.

1. Qual é o teu objetivo?

Em primeiro lugar, pensa nos objetivos da tua marca como um todo e, depois disso, nas necessidades a colmatar, nos problemas a resolver nos objetivos que pretendes alcançar. A partir daí define os objetivos de marketing. Pretendes criar mais proximidade com o público? Melhorar o relacionamento com a tua comunidade? Aumentar o número de seguidores? Vender mais?

2. O que vendes?

Quais são os produtos que comercializas? Quais ou valores agregados existentes nesses produtos? Qual é a imagem que desejas transmitir da tua marca? Quais os benefícios para o cliente? O que os clientes querem da tua marca?

3. O quê que os clientes querem de ti?

É essencial perceber o que os clientes procuram quando adquirem os teus produtos ou serviços. O conteúdo deve estar direcionado para o público que o consome.

4. Qual é a tua história?

Qual é a mensagem da tua marca? A essência? Porquê que o teu negócio existe? Independentemente do guião da história, o cliente surge como o herói da tua história, que deve tornar-se melhor quando usa aquilo que a tua marca vende. De que forma vais fazer  do teu herói uma indivíduo de sucesso.

5. O que tens a dizer?

Concentra-te no ponto-chave: aquele no qual os teus objetivos se interligam com as necessidades do público. Decide quais são os tópicos em que a tua marca irá concentrar o conteúdo. De que forma é que o teu propósito se interliga com o dos teus clientes?

6. Qual o tipo de conteúdo necessário para a tua marca em cada etapa do processo de venda?

Estabelece os requisitos do conteúdo para cada etapa do funil de compra. Educa o público, prepara-o para o momento da decisão, cria conteúdo para a hora da compra; depois da compra realizada, produz algo que facilite a fidelização, o relacionamento e o apoio. Lembra-te de que os consumidores que gostam do que compram indicam e recomendam. Não abandones os teus clientes após a venda.

7. Como será distribuído o teu conteúdo?

Quais os métodos, canais e formatos que mais de adequam à partilha de conteúdo como teu público? Não te limites às redes sociais da moda. Considera outras redes que façam parte do contexto de mercado da tua empresa.

8. Como encontrar a tua marca através de pesquisa?

Como será encontrado o teu conteúdo? Como é que o público vê a tua presença na rede? Investiga as oportunidade e ameaças. Pesquisa por palavras que os teus clientes usam para descrever o teu negócio, dessa forma vais ficar a saber o que andam a dizer e a ler sobre a tua empresa.

9. Como é que as coisas vão acontecer?

Decididos os objetivos, canais de distribuição e tipo de conteúdos, de que forma é que vais pôr tudo em prática? Define um calendário editorial, planeia atividades.

10. Como vais medir os resultados?

É uma etapa muito importante para planear ações futuras: as metas e a medição dos resultados em tempo real. Não serve de nada conquistar muita audiência e não fazer vendas, fazer barulho e não gerar resultados.

Nada disto é simples e imediato, definir uma estratégia de conteúdo demora sempre algum tempo a dar resultados. Não desistas, mantém o foco! Já tens aqui um bom ponto de partida, se precisares de apoio vem falar comigo!

Marketing Lab

Blog

Ajudo com as soluções perfeitas para criares e desenvolveres o teu próprio negócio online.

Destaques

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *