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As 5 componentes do marketing 5.0

O marketing 5.0 centra-se em três aplicações relacionadas entre si: marketing preditivo, marketing contextual e marketing aumentado. Estas aplicações baseiam-se em duas disciplinas organizacionais: o marketing orientado por dados e o marketing agile.

Disciplina 1: Marketing Orientado por Dados

Consiste em recolher e analisar grandes dados de várias fontes internas e externas, bem como construir um ecossistema de dados de forma a guiar e otimizar as decisões de marketing. Cada decisão deve ser tomada a partir de dados disponíveis adequados.

Disciplina 2: Marketing Agile

É o recurso a equipas descentralizadas e multifuncionais para conceptualizar, delinear, desenvolver e validar rapidamente produtos e campanhas de marketing.

Aplicação 1: Marketing Preditivo

É o processo de criação e utilização de análises preditivas, por vezes através de aprendizagem da máquina, de modo a prever os resultados de iniciativas de marketing antes do seu lançamento. Permite que as empresas antecipem a forma como o mercado irá responder e influenciem proactivamente essa resposta.

Aplicação 2: Marketing Contextual

É a atividade de identificação e criação de perfis, fornecendo também aos clientes interações personalizadas através de sensores e interfaces digitais no espaço físico. É o alicerce que permite aos profissionais de marketing oferecerem um contacto personalizado com o cliente (marketing um-a-um) em tempo real, dependendo do contexto do cliente.

Aplicação 3: Marketing Aumentado

Consiste no uso de tecnologia digital para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing que estão em contacto direto com o cliente através de tecnologias que replicam o ser humano, como chatbots e assistentes virtuais. Assegura que os profissionais de marketing combinam a velocidade e conveniência das interfaces digitais com a cordialidade e empatia dos pontos de contacto centrados em pessoas.

Concluindo, o marketing 5.0 define-se como sendo a utilização de tecnologias humanizadas para criar, comunicar, oferecer e potenciar valor em toda a experiência do cliente. Todos estes elementos de execução supracitados exigem agilidade empresarial de forma a fornecerem uma resposta em tempo real às mudanças de mercado.

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