A identidade visual é uma das coisas mais importantes num negócio, visto que, é a primeira coisa que os clientes vão ver ao entrar em contacto contigo. E já sabemos como a primeira impressão é importante…
Ao criares uma identidade visual vais fazer com que as pessoas fiquem envolvidas e se identifiquem com a tua marca. Os consumidores vão confiar mais nos teus produtos, porque reconhecem o profissionalismo da marca. Além disso, passam a acreditar que pertencem à cultura criada pela tua marca quando esses valores são bem divulgados e difundidos.
Através deste artigo vais ficar a saber tudo o que precisas para criares uma identidade visual forte para a tua marca!
1. Paleta de Cores
O primeiro passo é selecionares uma paleta de cores. Não te esqueças que as cores têm diferentes significados, ou seja, através delas já estás a comunicar com o consumidor.
Paleta Neutra: Normalmente transmite delicadeza, sobriedade e elegância
Paleta Vibrante: Geralmente associada à alegria, intensidade e energia
Paleta Clara: Habitualmente transmite calma, serenidade e tranquilidade
Paleta Escura: Regularmente associada à vitalidade, seriedade e poder
2. Tipografia
Por tipografia entende-se os tipos de letra utilizados na tua comunicação. O ideal é que combines diferentes fontes.
Sem serifa: contemporâneo
Com serifa: elegante
Cursiva: artística
Display: criativa
MAIÚSCULA: AUTORIDADE
Minúscula: simplicidade
3. Elementos e Ícones
As formas gráficas que utilizas também comunicam.
Habitualmente, formas mais pontiagudas e retas representam: sofisticação, profissionalismo, organização e formas arredondadas e curvas representam: delicadeza, dinamismo, tranquilidade.
4. Fotos e Edição
Todas as fotos devem ter em atenção os elementos presentes que devem estar sempre alinhados com a estratégia. Ter em atenção: estilo de edição, cores, cenários, poses. Esta é a forma mais direta e evidente de comunicar com os consumidores. É importante que tenhas um cuidado especial na edição de produtos físicos. É fulcral que a edição não altere a cor real dos produtos! Escolher um preset ou sempre o mesmo estilo de edição é fundamental para um perfil equilibrado e coerente! Dessa forma vais assegurar uma harmonia visual.
5. Layout
Definir um layout pode ajudar a que o perfil fique mais equilibrado e harmonioso, mas:
– Não é determinante para o sucesso. Todos os perfis resultam bem se o conteúdo for bom!
– Pode limitar a produção de conteúdo: deixar de publicar algo porque depois não fica bem no feed é um erro.
Não te esqueças: Um bom conteúdo salva um mau design, mas nem o melhor design do mundo salva um mau conteúdo!
Qual é a mensagem que queres transmitir através da identidade visual da tua marca? Se quiseres saber mais sobre este assunto vem falar comigo no Instagram!